Pois que o espírito é, em si, alguma coisa, não seria mais exato e
menos sujeito a confusão dar aos dois elementos gerais as designações
de — matéria inerte e matéria inteligente?
“As palavras pouco nos importam. Compete a vós formular a
vossa linguagem de maneira a vos entenderdes. As vossas contro-
vérsias provêm, quase sempre, de não vos entenderdes acerca dos
termos que empregais, por ser incompleta a vossa linguagem para
exprimir o que não vos fere os sentidos.”
Um fato patente domina todas as hipóteses: vemos matéria destituída de
inteligência e vemos um princípio inteligente que independe da matéria.
A origem e a conexão destas duas coisas nos são desconhecidas. Se pro-
manam ou não de uma só fonte; se há pontos de contato entre ambas; se
a inteligência tem existência própria, ou se é uma propriedade, um efei-
to; se é mesmo, conforme a opinião de alguns, uma emanação da Divin-
dade, ignoramos. Elas se nos mostram distintas; daí o considerarmo-las
formando os dois princípios constitutivos do Universo. vemos acima de
tudo isso uma inteligência que domina todas as outras, que as governa,
que se distingue delas por atributos essenciais. A essa inteligência supre-
ma é que chamamos Deus.
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